top of page

Leia também:

  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

A sétima conferência de Consenso ITI 2023 está no ar!

Atualizado: há 5 dias


Conferências de consenso: assuntos atualizados.
Conferências de consenso: assuntos atualizados.


Haja fôlego! A Sétima Conferência de Consenso ITI 2023 acaba de ser disponibilizada online e gratuitamente! Para quem faz implante dentário, prótese e periodontia, é leitura obrigatória.


Prepare o seu café da manhã e mergulhe fundo!


No meu ponto de vista, além da qualidade das revisões apresentadas, a novidade está numa sessão onde "o paciente pergunta" e o "dentista responde".


Confira abaixo algumas das conclusões e recomendações neste consenso:


  • A "cicatrização óssea inicial" após a colocação do implante em rebordos cicatrizados se daria até os seis meses. Em até 72 meses, a redução na espessura da tábua vestibular varia entre 0,3 e 1,8mm. Implantes dentários com defeitos tipo deiscência óssea vestibular e que recebem ROG simultânea mostram menos perda óssea vertical comparados aos que não recebem ROG na fase de cicatrização inicial. Implantes dentários em sítios cicatrizados e com tábua vestibular fina  terão resultados clínicos menos favoráveis se não receberem aumento ósseo simultâneo.

  • Se o sítio do implante estiver saudável, mas a faixa de mucosa queratinizada for inadequada e o paciente relatar dificuldade ou desconforto na higienização, o enxerto gengival livre é recomendado para áreas não estéticas, enquanto o enxerto de tecido conjuntivo é recomendado para áreas estéticas.


  • Os implantes de zircônia (peça única) já mostram taxas de sucesso entre 93% e 100% após 5 anos de acompanhamento quando comparados aos implantes de titânio (a evidência ainda está limitada aos estudos prospectivos, sem estudos RCT na meta-análise) . Os dados sobre os implantes de zircônia (2 peças) ainda são poucos e inconclusivos do ponto de vista clínico.


  • Overdentures mandibulares retidas por dois implantes são superiores às Overdentures mandibulares retidas por um implante apenas, quando se analisa os desfechos relatados pelos pacientes.


  • A força de mordida e a eficiência mastigatória aumentam quando os pacientes recebem uma prótese total ou fixa mandibular sobre implantes, comparada aos pacientes que só possuem próteses totais convencionais em ambas as arcadas.


  • A colocação e o carregamento imediato de implantes dentários na zona estética da maxila pode ser considerada uma opção previsível e segura, com resultados estéticos favoráveis por até 5 anos.


  • A colocação e o carregamento/restauração imediata de implantes dentários na zona estética (Tipo 1A)  é considerada de alto sucesso, mas complicações biológicas e técnicas ainda podem ocorrer. Uma infecção periapical crônica não é contra indicativa, dado que o osso remanescente forneça estabilidade primária adequada. Condições ideais para este procedimento incluem: dentes adjacentes saudáveis, osso vestibular intacto, ausência de infecção aguda, capacidade de colocar o implante na posição 3D correta, estabilidade antecipada do implante que permita sua restauração imediata. Se o osso vestibular for fino, o gap deve receber enxerto de biomaterial, considerando-se também um enxerto de tecido conjuntivo. Recomenda-se que o procedimento seja realizado por cirurgiões com muita experiência, e que planos de contingência sejam estabelecidos caso a colocação/restauração imediata não seja possível.


NOTA: não se dê por contente! Leia o documento completo para saber mais em:



Comments


bottom of page