As impressoras 3D fazem parte da tecnologia digital e são capazes de gerar peças pequenas, médias, e grandes, desde coroas unitárias até bases para próteses totais.
Nessa área, uma opção interessante é a impressão de modelos 3D, por exemplo, para conferência de pontos de contato na região proximal e oclusal.
Ainda, as restaurações criadas no sistema CAD/CAM são colocadas nos modelos impressos 3D, sem a necessidade de vazamento dos moldes e dos modelos de gesso.
Lembrando: os articuladores virtuais já existem para simulação dos movimentos oclusais partindo-se dos escaneamentos das arcadas e dos registros intermaxilares. É o articulador semiajustável que todo mundo deseja em termos de praticidade: cabe na tela do seu computador, não gera peso extra, não tem chance de cair e quebrar os modelos de gesso.
Agora, temos mais uma ferramenta de conferência: os articuladores odontológicos impressos 3D, com a simulação da articulação temporomandibular em diversos aspectos:
8 inclinações condilares diferentes (entre 10 e 45 graus)
duas mesas incisais diferentes (0 e 30 graus)
simulação dos movimentos protrusivo, laterotrusivo, e mediotrusivo
Conforme a empresa xWERK, fabricante do xSNAP joint system, esses modelos impressos podem ser obtidos em diversos tipos de impressoras (no site, por enquanto as listadas são ASIGA, formlabs, DEKEMA, BEGO, XPRINT).
Além disso, os módulos para acesso estão acoplados ao exocad, 3Shape, EXCAD, Promadent, e Shera.
Sim, esses modelos cabem na palma da sua mão. E assim facilitam a sua conversa com o paciente.
Como opção extra, trabalhos reabilitadores mais extensos poderiam ser feitos integrando-se o articulador / rastreador de movimentos virtuais (por exemplo, o MODJAW) mas agora com o sistema xSNAP360:
Comments