top of page
  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

As restaurações cerâmicas odontológicas como elas devem ser


Capa do livro Restaurações Cerâmicas, de Luiz Ramos Junior e Milton Edson Miranda, na sua segunda edição. Foto: Santos Publicações Ltda.
Capa do livro Restaurações Cerâmicas, de Luiz Ramos Junior e Milton Edson Miranda, na sua segunda edição. Foto: Santos Publicações Ltda.

As restaurações cerâmicas (porcelanas, na Odontologia popular, sem entrar nos detalhes acadêmicos) ganharam espaço ao longo dos anos pela evolução dos conceitos nas suas propriedades físico-químicas.


Se você é do tempo da boa porcelana feldspática, não se preocupe. Elas continuam vivas, mas dividem espaço com outros tipos, como o dissilicato de lítio injetável e as mais variadas formulações em zircônia, quer sejam elas monolíticas, multicoloridas, ou maquiadas, desenhadas (CAD) e fabricadas por usinagem (CAM).


Para quem está chegando agora nesse mundo, é bom saber: há mais de um século, os metais eram as únicas infraestruturas capazes de fornecer rigidez e ainda sustentar a porcelana de recobrimento numa coroa total.


Motivo? A quantidade de estrutura cristalina nas primeiras cerâmicas não era suficiente para tal, e sua interação com a matriz vítrea não fornecia uma cor satisfatória. Estávamos evoluindo.


 

Mas deixando de lado a história, vamos à boa notícia: as cerâmicas mudaram muito, e para melhor. Ao equilibrarmos os princípios biológicos e estéticos, a longevidade dessas restaurações será mantida!

 

"Restaurações cerâmicas: Detalhes para Obtenção da Estética e Previsibilidade" , é um desfile por 424 páginas mostrando o carinho e a dedicação que nós profissionais precisamos ao trabalhar com este material.


Este livro, na sua segunda edição, é escrito por gente com muita experiência no assunto, os meus amigos pessoais e profissionais, os Profs. Drs. Luiz Ramos Junior e Milton Edson Miranda .


Em resumo: as restaurações cerâmicas odontológicas como elas devem ser, aproximando a ciência e a prática clínica na Prótese Dentária.


Abaixo, alguns insights em cada capítulo:


Capítulo 1 - Critérios no Planejamento do Conjunto Dente-Gengiva: uma visão geral sobre as relações entre a linha do sorriso, o festonamento/nível das margens gengivais, a influência da doença periodontal na estética, detalhes do alinhamento na estética dentária e o biotipo gengival.


Capítulo 2 - Preparo Dental para Coroa Total Cerâmica: o passo a passo nas regiões anteriores e posteriores, reforçando aspectos importantes quando a ferramentas digitais são usadas na etapa do escaneamento.


Capítulo 3 - Coroas Provisórias: requisitos, materiais, métodos de confecção, o que é um perfil de emergência, e os cuidados antes da cimentação.


Capítulo 4 - Moldagem em Prótese Fixa: métodos (casquete e fio afastador), a natureza de homeostasia periodontal no ato da moldagem, considerações e reflexões sobre a moldagem convencional e a moldagem digital por escaneamento.


Capítulo 5 - Características da Infraestrutura para Restaurações Cerâmicas: uma abordagem interessante, partindo dos desenhos em metais e chegando às propostas atuais em dissilicato de lítio e zircônia.


Capítulo 6 - Escolha de Cor para Restaurações Cerâmicas: a natureza da luz e o fenômeno da cor, descrito do ponto de vista clínico, interpretada pelas ferramentas disponíveis para sua identificação.


Capítulo 7 - Ajuste Funcional e Estético em Prótese Fixa: os sete passos do ajuste funcional, e os oito passos do ajuste estético, detalhados com casos clínicos amplamente ilustrados.


Capítulo 8 - Trabalhando a Textura e o Brilho da Cerâmica: como obter a macro textura e a microtextura com as pontas, borrachas e pastas comumente encontradas na vida clínica. Essencial.


Capítulo 9 - Cimentação Adesiva para Coroas Cerâmicas e Pinos Pré-fabricados: os aspectos fundamentais que todo profissional em Prótese Dentária deve saber (antes, durante e depois) ao fazer a reconstrução coronária e cimentar pinos e restaurações cerâmicas.


Capítulo 10 - Prótese Livre de Metal ou Metal-Free: um guia simples e direto sobre dissilicato de lítio e zircônia, substanciado pelos artigos científicos mais importantes da literatura.


Boa leitura!



bottom of page