top of page

Leia também:

  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

Células-tronco irão ao espaço!

Atualizado: 30 de mai.




O controle da missão informa:


Até o começo do mês de maio de 2023, na Flórida, a Space X, em parceria com a NASA, através do lançador de foguetes Falcon 9, levará dentro da cápsula Dragon a tecnologia para que células-tronco sejam testadas em microgravidade durante a missão Ax-2.


Esta também é uma parceria com o Cedars-Sinai Instituto de Medicina Regenerativa, sob responsabilidade dos pesquisadores Arun Sharma e Clive Svendsen.


"A gravidade pressiona as células-tronco para que mudem para outros tipos celulares". Então, na sua ausência, poderemos testar se elas crescem mais rápido, mostram poucas alterações genéticas, e mantém seu estado de pluripotencialidade, essencial para que originem diversos tipos de células no ser humano.", aponta o Dr. Clive Svendsen.

"Produzi-las em grandes quantidades e ainda manter sua qualidade é um grande desafio na Terra. Na ausência de gravidade, esperamos obtê-las em larga escala e assim testá-las em diversas terapias, por exemplo, na área cardíaca", como enfatiza o Dr. Arum Sharma.

Do lado da NASA, só dependerá das condições atmosféricas adequadas.


E mesmo antes das células-tronco irem ao espaço, outras células tronco, as gengivais, mostram resultados promissores no tratamento do diabetes e mal de Parkinson.


Comments


bottom of page