top of page
  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

Número 13: Estética, Prótese, Harmonização Orofacial

Atualizado: 31 de dez. de 2023




Sem tempo?

Tá correndo?

Clique no fone!

O seu melhor minuto

do dia vai começar!





Estética:

A seleção da broca para remoção de restaurações de zircônia

Quatro tipos de brocas foram comparados: 1) multiuso para cerâmica de alta resistência, 2) descartável para uso geral, e duas (3 e 4) multiuso para todas as especialidades. A eficiência de corte foi determinada através de cortes seriados de 2mm num bloco de zircônia. O teste foi realizado até que o tempo para o corte seguinte fosse aumentado em 50% (taxa de perda de eficiência). Os melhores resultados foram vistos para a broca descartável de uso geral (Piranha 837.012).


 

Prótese:

Na duplicação das próteses totais, o que seria melhor? oclusão bilateral balanceada ou lingualizada?

Vinte pacientes tiveram suas próteses totais duplicadas por um novo protocolo, sendo 10 colocadas sobre esquema de oclusão bilateral balanceada e os outros 10 sobre o esquema de oclusão lingualizada. Todas as próteses foram avaliadas subjetivamente pelo OHIP-20 e questionários aplicados 3 e 6 meses depois. Diferenças significativas foram observadas, dentro de cada grupo, para a dor, limitação funcional, conforto, estética e estabilidade. A adaptação e satisfação com as próteses duplicadas pelo método novo melhorou significativamente em ambos os grupos ao longo do tempo.


 

Harmonização Orofacial:

Por quanto tempo a injeção de botóx no masseter é capaz de reduzir a força máxima voluntária de mordida?

Vinte indivíduos buscando a redução estética do masseter receberam 25 unidades (Xeomin®) em cada lado (dose única) e foram comparados à 12 participantes sem intervenção. A força máxima voluntária de mordida foi avaliada inicialmente, 4 semanas, 3 meses, 6 meses, e 1 ano depois. Após 3 meses, a força máxima foi reduzida significativamente no grupo teste; aos 6 meses, esta redução não foi mais significativa.


bottom of page