top of page
  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

O pirulito inteligente que detecta o câncer bucal


O "doutor pirulito" pode facilitar o exame para o câncer bucal.
O "doutor pirulito" pode facilitar o exame para o câncer bucal.

Não há como negar que Medicina e Odontologia caminham juntas. A cavidade oral é o começo do tubo digestivo. E mais uma vez, nossa profissão se encontra na situação única para diagnosticar lesões em tecidos moles e tecidos duros.


Além da palpação e dos exames por imagem, é possível coletar a saliva e buscar o diagnóstico de câncer bucal. Entretanto, os pacientes precisam se deslocar para as universidades ou centros especializados e fazer as biopsias ou intervenções mais desagradáveis.


Agora, surge uma outra proposta: um hidrogel (biogel) em forma de pirulito, contendo um biomarcador (uma proteína fluorescente) capaz de se ligar às outras proteínas encontradas no perfil dessas lesões.


O processo é simples: depois de chupar o pirulito, bastaria entrega-lo ao laboratório. Todo o resto seria a identificação molecular pela bioquímica de costume.


Temos o pirulito inteligente que detecta o câncer bucal.


E o fato de chupar o pirulito, sem dúvida, é mais confortável do que as opções tradicionais.


O trabalho original foi liderado pela pesquisadora Dra. Ruchi Gupta, da Faculdade de Química, em Birmingham, Reino Unido, e pode ser acessado pelo link abaixo:



Comments


bottom of page