top of page
  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

Os problemas com direitos autorais, conduta errônea, plágio, falsificações

Atualizado: 9 de abr. de 2023

Nesta vida, um cidadão tem direitos e deveres, em quaisquer das esferas que ele ou ela tenham contato. Andou na linha, está tudo bem. Desviou, começam as enxaquecas.


Nas revistas científicas, não é diferente: existem formulários obrigatórios a serem preenchidos quando o manuscrito (seu trabalho) estiver nesse momento. São os documentos que atestam a veracidade do que está sendo encaminhado. Ou seja: é dos autores (“pai, mãe, primo, tio, etc.”), foi produzido pelos autores (José foi na clínica, João no laboratório, etc.). Nada de plágio, publicação duplicada (“saiu em outra revista”), ou fotocópia colorida.


AVISO 1: se os parágrafos acima não fazem sentido para você é porque ninguém te contou até agora.


Voltando aos formulários:

Por exemplo, um deles representa a transferência de direitos autorais. Lá, está escrito em letras garrafais que “...os materiais são inéditos e nunca antes publicados em qualquer outra mídia impressa ou eletrônica (redes sociais, por exemplo) e, se aprovados para publicação, pertencerão à editora que produz o periódico". Este formulário vem com a assinatura de cada autor (por tanto, é o famoso “dou fé e atesto ser verdade”).


AVISO 2: se, depois de publicado o trabalho, os autores precisarem usar algumas das imagens em outra revista, de uma outra editora, basta apenas pedir autorização à editora onde o trabalho foi publicado primeiro. No rodapé da imagem, deve-se fazer uma referência do tipo (com autorização da editora, etc....). Entretanto, centenas de vezes, ocorrerá o contrário.


AVISO 3: Uma vez que já se transferiu os direitos de texto e imagem para uma revista e o material foi aceito para publicação, estes não mais estarão sob 100% (domínio) de controle dos autores, caso queiram publicar exatamente o mesmo texto e/ou imagens deste material novamente, em outra editora.


AVISO 4: Revistas/periódicos sérios pagam equipes que trabalham na revisão, diagramação e finalização de materiais eletrônicos para impressão, sem contar as horas de atualização de todo o material hospedado em sites na internet (domínio registrado, criptografia para segurança, etc.).


AVISO 5: Centenas de vezes, autores enviam o mesmo trabalho para diversas revistas. Há motivos diversos, muitos sem cabimento. Neste caso, se uma delas (a primeira editora que receber o material), revisar e aceitá-lo primeiro que as outras, será necessário fazer uma comunicação expressa para que o material já enviado às outras editoras seja retirado. Assim, a paz ficará reestabelecida.


AVISO EXTRA! Para entender o tamanho desta e de outras enxaquecas (até piores), clique no link abaixo:


bottom of page