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  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

Osteoporose: o consumo de café e chá na berlinda?


Osteoporose: o consumo de café e chá na berlinda
Osteoporose: o consumo de café e chá na berlinda?

A maioria dos profissionais de saúde “adora” um chá ou café, não é? Entre um paciente e outro, um cafezinho. Mas será que a quantidade que você consome faz mal à sua saúde? Olho na cafeína e no seu nível diário de agitação (bem, para isso, existe a opção descafeinada).

 

Ainda, café e chá são líquidos que podem ser adoçados, e todo cuidado com a cárie é pouco. Então, pare de dar "rios de açúcar" para as bactérias da sua boca (já que não temos como nos livrar de todas).

 

A cafeína é o componente que pode influir na densidade mineral óssea e nos níveis de osteoporose. Mas será que essas duas bebidas altamente consumidas no mundo todo (o Brasil é o segundo maior consumidor, segundo a ABIC) teriam algum “efeito protetor”?

 

Em função das controvérsias, alguns pesquisadores tiveram a chance de examinar um banco de dados do Reino Unido (quase 500 mil indivíduos).


De posse das entrevistas com perguntas descritas, descobriram relações interessantes.

 

Atenção 1: “a xícara padrão” nesse estudo é o copo de 250mL (nada parecido com o nosso cafezinho diário). Mesmo assim:

 

  • 15 mil pessoas foram detectadas com osteoporose: para cada homem, havia quase 5 mulheres com osteoporose.


  • café e o chá podem ter efeito protetor nos seus ossos.


essa proteção ocorre se o consumo de café ficar entre 1-2 xícaras por dia, e o consumo de chá (preto ou verde, estamos falando de hábitos britânicos), estiver entre 3-4 xícaras por dia.

  • esse efeito também é válido se forem consumidas 1-2 xícaras de chá e café (combinação)


  • o tipo de café que confere mais proteção é o moído; café descafeinado e solúvel não têm efeitos significativos.


  • o chá parece ter um efeito melhor do que o café na redução do risco à osteoporose


Esse “efeito protetor” desaparece quando doses abaixo e acima das recomendadas (para café e chá) são consumidas diariamente. Isso se chama relação não linear.

 

Atenção 2: os dados acima valem apenas para essa amostra do Reino Unido, com todas as limitações e necessidade de mais estudos em populações diferentes para confirma-los ou refuta-los. Ainda, em nada descartam a necessidade de atividade física regular.


Como tudo em biologia humana, não é beber somente café ou o chá que vai salvar a sua saúde geral. 

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