top of page

Leia também:

  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

Revista ImplantNews: 20 anos

Atualizado: 30 de mai.


Título da capa da primeira edição da revista ImplantNews, em 2004
Título da capa da primeira edição da revista ImplantNews, em 2004.

Em 2004, fui positivamente surpreendido por uma nova revista científica concebida e editada no Brasil, que trazia além dos tradicionais artigos científicos, um simpósio de abertura, as informações sobre o mercado e a promessa de um novo ciclo de congressos voltados à Implantodontia.


O fato é que a Implantodontia tinha avançado bastante nos anos 1990, seja pelos congressos de Osseointegração na APCD ou realizados pela Conexão Sistemas de Prótese (SIPI e o Encontro de Mestres).


Na vida acadêmica, a Implantodontia contemporânea havia sido introduzida em algumas faculdades, especialmente para que os alunos de graduação tivessem contato com a parte laboratorial da prótese. Nos cursos de especialização, os colegas aprendiam os fundamentos da cirurgia e da prótese total aparafusada.


Ainda, diversos livros nacionais e internacionais foram preparados para que nós tivéssemos mais contato com o assunto.


A primeira década difusora deste novo conhecimento havia passado. E muito bem no Brasil.


Entretanto, com a introdução de novas superfícies de implantes, a modificação nos desenhos das conexões, veio também uma importante discussão sobre os protocolos de carga imediata, precoce e tardia.


Tudo isso recheado com as novas possibilidades em cirurgia periodontal plástica estética, categoricamente transferidas ao campo da Implantodontia.


 

Assim, em 2004, havia movimento suficiente para que uma nova proposta de conversa, mais ao pé da orelha do leitor, e sem perder a veia científica, fosse implantada. E são momentos como este, na história da Odontologia Brasileira, que devem ficar registrados.


 

E nesses 20 anos, se você acompanha a revista ImplantNews, ou esteve nos congressos IN, já entendeu como é possível se atualizar e ganhar conhecimento em pouco tempo.


Seus números são impressionantes: são mais de 1500 artigos científicos publicados de maneira contínua nesses 20 anos, de forma independente.


Meus parabéns aos envolvidos no lançamento, especialmente ao time formado pelo Haroldo J. Vieira, da VMCOM, que soube arriscar com precisão e trazer o que a classe Odontológica necessitava: uma aproximação maior com seus leitores.






Comments


bottom of page