Vai escrever ou avaliar um artigo científico? Guidelines e escalas!
- Paulo Rossetti

- 28 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de ago.

Todo profissional de Odontologia, Medicina, estudante de pós-graduação (estrito ou lato senso), ou profissional em tempo clínico nas Ciências da Saúde, sabe como pode ser complicado ler e avaliar um artigo científico.
Esse tempo dispendido deve ser bem empregado. Esse pode ser o trabalho da sua vida.
Felizmente, existem diversas ferramentas para facilitar a nossa vida.
Em geral, as categorias de artigos científicos envolvem:
estudos de laboratório (corpos de prova, descritivo observacional)
estudos de laboratório (com animais, descritivo observacional)
estudos transversais (entrevistas, pesquisas epidemiológicas)
estudos caso controle (analítico observacional)
estudos de coorte (analítico observacional)
estudos randomizados clínicos controlados (experimental)
revisões sistemáticas
revisões sistemáticas + meta-análises
Pela lista acima, percebe-se que é impossível colocar todos os trabalhos numa única cesta. Cada um tem uma força na escala da evidência, dentro das próprias limitações.
Ainda, existem orientações para escrever e avaliar artigos em cada categoria.
todas as ferramentas abaixo estão disponíveis gratuitamente na internet.
Bastar copiar e colar.
Ferramentas para escrever um artigo científico conforme a sua categoria:
Objetivo: padronizar a escrita, facilitar a leitura e a reprodutibilidade na ciência.
ARRIVE Guidelines:
diretrizes para o relato de experimentos com animais, garantindo clareza e reprodutibilidade.
CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials):
diretrizes para relatórios claros e transparentes de ensaios clínicos randomizados.
STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology):
diretrizes para o relato de estudos observacionais, incluindo coortes, caso controle e transversais.
MOGA (Meta-analysis Of Observational Studies in Epidemiology):
diretrizes para meta-análises de estudos observacionais, promovendo clareza e integridade na comunicação dos resultados.
PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses):
diretrizes para o relato abrangente de revisões sistemáticas e meta-análises.
Guias para avaliar um artigo científico (viés) conforme a sua categoria:
Objetivo: avaliar a qualidade metodológica e identificar potenciais vieses em cada categoria.
AMSTAR (A Measurement Tool to Assess Systematic Reviews):
ferramenta para avaliar a qualidade metodológica de revisões sistemáticas.
SYRCLE's Risk of Bias (RoB) Tool:
ferramenta para avaliação de viés em estudos com animais.
MINORS (Methodological Index for Non-Randomized Studies):
índice para a avaliação da qualidade de estudos não randomizados.
Newcastle-Ottawa Scale (NOS):
ferramenta para avaliar a qualidade de estudos observacionais, especialmente coortes e caso controle.
Risk of Bias 2 Tool - Cochrane Collaboration:
avaliação do risco de viés em estudos de intervenções randomizadas.
CASP (Critical Appraisal Skills Programme):
um conjunto de listas de verificação que ajudam na avaliação crítica de diferentes tipos de estudos, incluindo ensaios clínicos, estudos qualitativos e revisões sistemáticas, oferecendo uma abordagem estruturada para analisar a validade e a aplicabilidade dos resultados da pesquisa.
APPRAISE-AI:
guia para a avaliação de estudos focados em inteligência artificial, especialmente em dados de saúde.
COSMIN (Consensus-based Standards for the selection of health Measurement Instruments):
diretrizes para avaliar as propriedades psicométricas de instrumentos de medida em saúde.
QUADAS-2:
ferramenta para avaliar a qualidade de estudos de acurácia de testes diagnósticos.
QUIN Tool:
ferramenta para avaliar a qualidade de estudos laboratoriais in vitro que utilizam corpos de prova, assegurando que os procedimentos e resultados sejam metodologicamente sólidos e confiáveis.
SNRA (Scale for the Assessment of Narrative Review Articles):
ferramenta para avaliar a qualidade e o rigor de revisões de literatura narrativas.
Joanna Briggs Institute (JBI) Critical Appraisal Checklist for Analytical Cross Sectional Studies:
lista para a avaliação de estudos transversais analíticos.
AXIS Tool (Appraisal tool for Cross-Sectional Studies):
ferramenta para avaliação crítica de estudos transversais.
E agora, o que eu faço?
O passo seguinte é fazer aquela reunião com o seu orientador(a).
Bons trabalhos!!!



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