top of page

Leia também:

  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

O remédio para nascer dente


A fábrica de dentes: os testes começam em setembro de 2024
A fábrica de dentes: os testes começam em setembro de 2024

Depois de 24 anos, parece que realmente a fada do dente vai se aposentar ou mudar de emprego? Quem sabe.


Nas décadas de 1990 e 2000, grupos de pesquisa na Europa e Japão haviam identificado os genes que controlavam o desenvolvimento dentário. Era possível até mexer na programação e tornar um incisivo em formato de molar.


Então, em 2021, um grupo de pesquisadores do Japão testou em pequenos animais a hipótese de controlar um dos prováveis genes que desligavam" esse processo de "nascer dente novamente", o USAG-1.


Como? Criando um anticorpo monoclonal. Essa tecnologia da terapia imune que permite usar o que há de melhor na medicina personalizada.


As análises histológicas e por micro tomografia computadorizada mostraram, em ratos, a formação de novos dentes mandibulares.


Essa deficiência de USAG-1 potencializa a ação da BMP, gerando dentes supranumerários.


Assim, os pesquisadores atacariam patologias como a anodontia (ausência dentária) e a oligodontia (quando as pessoas nascem com poucos dentes), por exemplo.


De acordo com a Universidade de Kyoto, no Japão, o remédio para nascer dente terá seus primeiros testes em humanos no mês de setembro de 2024, aceitando apenas pacientes que perderam um molar.

Comments


bottom of page