top of page
  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

Aumento do rebordo ou cirurgia guiada na implantodontia?

Atualizado: 5 de mai. de 2023

Uma parceria entre os Departamentos de Ortodontia das Universidade de Viena, Áustria e Malmö, Suécia, mostra que o contorno e a espessura do rebordo alveolar são menos desenvolvidos em indivíduos com agenesia do incisivo lateral, bilateral e em sítios onde os incisivos haviam sido extraídos.


Ao analisarem os cortes transversais de 101 tomografias feixe cônico em pacientes com agenesia uni e bilateral dos incisivos laterais, os pesquisadores também observaram que a curvatura na porção vestibular também é ainda mais significativa na agenesia bilateral do que na agenesia unilateral.


Esta é mais uma contribuição para o estudo do desenvolvimento da maxila, já que os pesquisadores reconhecem a multiplicidade de fatores no processo e a escassez dos dados já publicados.


Entretanto, o estudo tem implicações diretas no planejamento de implantes osseointegrados, principalmente no processo de decisão entre o aumento prévio com biomateriais para compensar a curvatura do rebordo alveolar e a realização de cirurgias guiadas em sítios com agenesia.


Commentaires


bottom of page