top of page

Leia também:

  • Foto do escritor PAULO ROSSETTI

Odontologia sem estresse: nove ferramentas de produtividade na comunicação digital

Atualizado: 10 de jun.


Ferrramentas digitais: saiba como usa-las para aumentar a sua produtividade.
Ferramentas digitais: saiba como usa-las para aumentar a sua produtividade

No dia a dia do consultório, há tarefas e documentos que não podem esperar, não é? Tanto você quanto seus auxiliares lutam contra o tempo, os pedidos, a reposição do estoque, a busca pelo melhor preço, etc.


Para vencer essa batalha, contamos com o mundo digital, onde tudo é App ou está em serviços de nuvem.


Muitas vezes, temos as ferramentas certas, mas as usamos de forma totalmente contrária. Perder tempo é perder produtividade.


E todo mundo gosta de ir pra casa mais cedo. Os Apps para videoconferências (exemplo, Zoom, Google Meet) já nos aliviam muito esse estresse.


Mas se você deseja evoluir, domine as nove ferramentas de produtividade abaixo na comunicação digital, aplicando-as entre profissionais e pacientes. É a Odontologia sem estresse no digital:


Quero dar parabéns para o(a) meu(minha) amigo(a) no WhatsApp:
  • Impossível que não consiga? Sim. No seu teclado, toque no símbolo @ que vai aparecer uma lista com o nome do seu amigo(a); depois, escreva a sua mensagem. O símbolo @ é uma buzina: ele avisa a pessoa que alguém está querendo falar com ela. Funciona também no Instagram e no Facebook. Isto é conhecido como "menção".


Quero mandar uma informação que vi na internet:
  • Eu sei que "tirar uma foto da tela" parece a coisa mais simples, mas...não é o jeito certo. Você deve procurar um botão de compartilhamento, aquele que parece a letra V deitada. Toda notícia na web (que é basicamente um "post") tem um botão de compartilhamento para e-mail e redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram, etc.). Seja mais feliz, evite o estresse.


Quero abrir um documento que recebi pela internet:
  • Normalmente, o seu computador de mesa já tem ferramentas para abrir diversos tipos de arquivos. Por exemplo, o arquivo que você deseja abrir é uma foto ou documento? No caso das fotos, é mais fácil, o celular abre ou descarrega automaticamente. No caso dos documentos (a maioria é PDF), você precisa de um App para ler arquivos PDF. Ainda: arquivos PDF podem ser assinados na própria tela e devolvidos ao remetente.


O documento que eu quero enviar pela internet é muito grande, não cabe no e-mail ou no WhatsApp:
  • Há várias saídas, melhor, diversos recursos "em nuvem". Estamos falando de "compartilhar" documentos. Talvez o serviço mais popular seja o DropBox. Qualquer tipo de arquivo (texto, fotos, planilhas) pode ser colocado em nuvem. Quando um arquivo é atualizado de um lado, ele é automaticamente modificado do outro lado. Mas, você também pode usar o WeTransfer gratuitamente até 2GB.

Não sei usar a fotocopiadora (xerox), mas preciso digitalizar um documento e envia-lo com urgência:
  • Existe um App que faz isso, por exemplo, o CamScanner.

Tem um QRCode na embalagem do produto, e agora?
  • A maioria dos aparelhos smartphone vem com um App para escanear o QRCode. Ou você deverá procura-lo na Play Store, na Apple Store, ou na loja que vem no sistema operacional do seu celular.

Quero guardar uma imagem que vi na minha tela:
  • Essa é a ferramenta mais fácil. No computador, aperte as teclas Fn e Print Screen ao mesmo tempo. O arquivo estará salvo automaticamente na pasta das imagens. No celular, dependendo do modelo, são os botões de volume e o botão ligar/desligar. Entretanto, alguns modelos de celular já apresentam ferramentas para recortar a área de interesse sem que você precise apertar os botões acima.


Preciso abrir os arquivos de radiografias e tomografias que recebi:
  • A palavra-chave é "viewer". Você precisa instalar o viewer no seu computador ou no seu celular. Cada programa pode ter um viewer diferente. No celular, você precisa ter memória suficiente, caso contrário esse tipo de arquivo não abre ou não funciona corretamente.


Quero explicar para alguém (à distância) o que mudar na imagem:
  • Descarregue a imagem no seu celular, abra-a e use recursos de edição, como recortar, pintar, escrever, etc. Você tem uma caneta touch screen? Legal! Depois, salve e retorne para a pessoa com a qual você quer conversar. Vai economizar muito do seu tempo e da sua energia.


Estou fora do consultório e quero imprimir um documento:
  • É possível conectar o seu celular à uma impressora wireless se você tiver o App correspondente.


Preciso de alertas sobre a minha agenda profissional e pessoal:
  • Com um sistema de caixa de voz (por exemplo, Alexa), é possível gerenciar o dia a dia do consultório sem escapar nada.

Comments


bottom of page