Qual é a validade dos implantes dentários? No túnel do tempo
- Paulo Rossetti 
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de abr.

Como é que se escreve um artigo científico em uma única página e mesmo assim resolve-se a curiosidade de milhares?
O implante dentário de titânio é um material crítico. Isto significa que ele entra em contato com o sangue no momento da cirurgia, logo após ser exposto ao ar do seu consultório.
Então, há certos requisitos para que o implante dentário, quando sai da linha de produção, receba acabamento, seja limpo e armazenado, e mais tarde esterilizado.
A tecnologia envolvida no processo, se você pensar um pouquinho, deriva da indústria de alimentos. E logo vem à nossa mente o risco de contaminação.
Lógico, você não compra um implante dentário, mas vários. E quer preserva-los ao máximo, em local com temperatura controlada, longe da umidade.
Mas e se o tempo passar, e o seu estoque aumentar? O implante ainda "sobrevive" por quanto tempo? Essa é a pergunta de milhões que foi resolvida em 2005.
As famosas embalagens de vidro que acomodavam os implantes dentários
Implantes dentários vinham acomodados em embalagens e vidro. Mais uma vez: o remédio líquido injetável que você muitas vezes toma na farmácia quando está doente, está armazenado numa ampola de vidro.
Já ouviu falar em água para seringa? Não é do seu tempo, não?
Sim, antes das embalagens atuais de polímeros, era o vidro.
Mas vamos lá, fazer o que a lógica manda.
Quando a data de validade dos implantes dentários expira, fazer o quê?
Assim, em 2005, alguns componentes do estojo e um implante dentário foram analisados, porém todos conservados nas suas embalagens originais externas e no vidro.
Prestem atenção agora ao tempo decorrido após as datas de validade:
- fresa countersink: 11 anos 
- macho de rosca 1: 9 anos 
- macho de rosca 2: 9 anos 
- macho de rosca 3: 8 anos 
- broca espiral: 8 anos 
- implante dentário: 6 anos 
Em seguida, nos testes microbiológicos, todos os componentes acima ainda permaneciam livres de contaminação por 7 a 9 dias. Incrível, não?
Conclusões:
- os componentes permaneceram livres de contaminação por muitos anos, mesmo com o prazo de validade vencido. 
- mesmo com a embalagem externa aberta, se o contêiner de vidro estivesse intacto, ainda poderia ser esterilizado novamente, e o implante usado com segurança. 



Comentários