Procedimentos delicados na prática da prótese dentária - parte 3
- PAULO ROSSETTI
- 10 de mar.
- 3 min de leitura

O que é o que é:
amado por centenas, detestado por milhares?
Para um profissional que faz reabilitação oral, é amor à primeira vista (um casamento que sequer passa por namoro ou noivado).
Nossa vida na prótese dentária só começa quando adotamos esses delicados monstrinhos.
O articulador semiajustável não faz todos os movimentos mandibulares e condilares. Mas será que precisa mesmo?
E mesmo no ambiente digital do século 21, é preciso compreender primeiro eles funcionam no mundo físico.
Abaixo, pequenos cuidados que fazem a diferença:
Articuladores semiajustáveis na prótese dentária
os primeiros articuladores, para a maioria, são aqueles revendidos na Faculdade de Odontologia, entre estudantes de anos diferentes. Vale o mesmo princípio que você usa para comprar um carro usado: o estado de conservação.
atualmente, não existe um único modelo de articulador semiajustável. Há desde os mais simples (ajustes médios) até os mais complexos (ajustes delicados). Vale o mesmo princípio para o manual do carro: é bom estuda-lo antes das primeiras emergências.
articuladores com ajustes médios economizam o seu tempo desde que você saiba o que está fazendo.
o pino incisal, indiscutivelmente, é o elemento que mais “apanha” ao longo da história de vida de um articulador. Seja plástico ou metálico, é fácil de perder e de entortar. O motivo pelo qual alguns profissionais o utilizam invertido (normalmente é a parte arredondada que fica em contato com a mesa oclusal) é um grande mistério, já que as marcações na parte superior da haste deveriam indicar (e serem usadas) para controlar a dimensão vertical na qual os côndilos artificiais irão rotacionar nas simulações das fossas glenóides.
depois do pino incisal, a mesa incisal (adivinhem) é o segundo elemento que mais desaparece, surge danificado, ou simplesmente tem destino incerto.
além do controle da dimensão vertical de trabalho no seu articulador, a mesa incisal pode ser personalizada. Esse passo é de suma importância para que a anatomia das superfícies oclusais e incisais seja uma reprodução mais próxima do que existe na boca.
a mesa incisal pode ser personalizada com resina de precisão e até um bom silicone rígido de laboratório.
fazer intercâmbio de peças entre articuladores de lotes diferentes definitivamente não é uma boa prática. Isto aqui não é a "feira do rolo". Na dúvida, assista ao filme de ficção Frankenstein e comprove porque alterar o curso natural das coisas acaba em catástrofe.
a maneira correta de transportar um articulador com modelos de gesso montados é simples: solte-os e faça embalagens à prova de impacto.
articuladores podem ser instrumentos complicados de se trabalhar, especialmente na hora do enceramento diagnóstico. Faça parte do trabalho com os modelos desconectados. Os criadores de bolachas magnéticas souberam disso bem antes.
a falta de atenção na área do encaixe das esferas condilares com o ramo superior do articulador resulta em diagnósticos e trabalhos errôneos. Certifique-se que esta área está bem montada.
a não ser que você use algum sistema nivelador (por exemplo, um olho de boi) no seu arco facial, o plano incisal dos modelos de gesso, depois da montagem, não ficará paralelo nem ao solo e muito menos à bancada de trabalho.
a maioria dos articuladores, além de abrir e fechar, simula lateralmente o deslizamento mandibular. Use-o à vontade para reduzir a quantidade de ajustes com o trabalho final na cavidade bucal.
tenha mais do que dois articuladores no seu consultório e dezenas de bolachas.
quando houver algum erro de montagem no articulador, o problema será multiplicado pelo menos por três vezes. Confira os contatos oclusais e, quando necessário, repita os procedimentos de montagem e registro interoclusal.
o ramo superior do articulador, mesmo sendo de plástico (e mais leve), deve ser fechado com suavidade quando o pino tocar a mesa incisal. Esse é um instrumento delicado que provavelmente vai te acompanhar por muito tempo.
não esqueça o seu articulador dentro do seu automóvel. Peças plásticas são danificadas facilmente.
o seu articulador semiajustável vai ao laboratório para dar um passeio? Então, veja se "ele" está bem arrumado, com todas as peças e instruções, especialmente o pino incisal, e os registros intermaxilares: e mais uma vez, não o envie com os modelos montados / articulados.
Comments